Lancheira Sorriso em Movimento
241220131352-345-lancheira1111.jpg

A Unidade de Saúde Pública do Baixo Alentejo promoveu ao longo do último ano o projecto “Lancheira Sorriso em Movimento”.  

A USP faz agora um balanço desta iniciativa que “ajudou as crianças a escolher lanches saudáveis e brincadeiras de recreio que promovessem o bem-estar”.

Recorde-se que este foi um dos projectos vencedores da “Missão Sorriso” que envolve 632 crianças.

Com esta iniciativa a USP pretendeu “promover um estilo coincidente com os princípios da alimentação saudável e o desenvolvimento do bem-estar cognitivo, afectivo e psicomotor dos alunos, essenciais na construção da ‘saúde pública’ ”.

No primeiro ano do projecto sobressaiu mais a vertente da alimentação saudável, tornando-se o desafio do próximo ano de dar mais destaque e significado à área das brincadeiras de recreio.

Segundo a organização os objectivos propostos foram cumpridos e as actividades comuns foram realizadas em todas as turmas de acordo com o planeamento.

A Unidade de Saúde Pública diz ainda que “no desenvolvimento do ano I e como resultado deste ensinamento, vai no ano II para além do funcionamento motor e cognitivo, acrescentar uma nova dimensão de avaliação, o desenvolvimento social” ao projecto.